domingo, 18 de novembro de 2012

MAIS OPORTUNIDADES PARA OS DEFICIENTES VISUAIS


O portador de necessidades especiais é frequentemente excluído tanto na sociedade quanto na escola. Por meios de leis essa exclusão está bem mais distante, e cada vez mais o cidadão se adequa a essa nova mudança. Até as empresas destinam vagas para deficientes ajudando também nesse propósito.

As escolas preocupadas com o avanço das tecnologias numa nova perspectiva global estão começando a se adaptar a essa era digital. Os professores estão procurando enfrentar esse desafio por meio de formação contínua, para então poder ajuda-los nessa inclusão digital.

Alguns pesquisadores divulgam soluções de software para ajudar nessa demanda, como por exemplo, o DOSVOX e o MOTRIX, que ajuda os deficientes visuais em tarefas como leitura de texto e navegação na internet. O DOSVOX é um sistema operacional para microcomputadores da linha PC que oferece uma interatividade através da síntese de voz em português, possibilitando a esse usuário independência nos estudos e no trabalho.

Atualmente o Brasil, lançou um sistema de ajuda a deficientes visuais chamado SISTEMA 123 VISUAL. Essa versão tem o sistema ORCA, que permite que pessoas com deficiência visual possam usar praticamente qualquer computador. O sistema F123 traz o ORCA pré- instalado, além de editor de texto, navegador Web, e dezenas de outros programas. Essa versão pode ser obtida pela internet gratuitamente, basta fazer o download pela página http:// f123.org/visual.

É importante que haja algumas parcerias a fim de ajudar nessa inclusão, pois elas são bem vistas pela população. Pensando nisso, o SENAI promove cursos para docentes e técnicos de outras áreas para a realização de cursos de ações inclusivas. Nestes cursos, os indivíduos aprendem a ter acesso aos softwares “leitores de tela” que são mais utilizados no Brasil como o VIRTUAL VISION e DOSVOX. Para quem se interessar a página do site é: http://WWW.senai.br/psai/vision_08.asp
Na cidade de Volta Redonda existem vários planos de inclusão digital, como por exemplo a ALDEIA DIGITAL. As escolas e as empresas preocupadas com essa necessidade do mundo moderno já estão se adequando e transformando vidas esquecidas em grandes oportunidades. 


Mais avanços tecnológicos
 

Nesse ano de 2012, cientistas australianos divulgaram que conseguiram criar um protótipo de olho humano para ajudar os cegos. O aparelho foi desenvolvido para uso pacientes que sofrem uma perda de visão degenerativa e hereditária, causada por uma condição genética conhecida como rinite pigmentosa. O olho biônico, é implantado parcialmente no globo ocular, dispõe de uma pequena câmera, colocada sobre uma lente, que captura imagens e as envia a um processador que pode ser guardado no bolso.
 
 

O dispositivo transmite um sinal dentro da retina para estimular os neurônios vivos, o que permite enviar imagens ao cérebro.




REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

http://saci.org.br
http://artebrasilis.blogspot.com.br
http:// f123.org/visual
http://WWW.senai.br/psai/vision_08.asp
OLIVEIRA, Débora Ruchiga, PACHECO, Samuel Bueno, Informática na Educação 2 (Fundação Cecierj- Consórcio Cederj)

12 comentários:

  1. Achei muito legal sua notícia Aline. É muito bom quando ouvimos notícias sobre a inclusão dos deficientes. No meu blog também falei sobre inclusão de autistas depois passa lá...bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! Precisamos mesmo de novas informações para poder nos atualizarmos. E pode deixar que com certeza visitarei o seu blog, pois esse é um assunto que muito me interessa, bjks.

      Excluir
  2. Oi Aline, gostei muito da sua pesquisa, é preciso mesmo muita informação para que possamos nós educadores e pais nos conscientizarmos dos nossos direitos mas, principalmente dos nossos deveres junto as nossas crianças inclusivas, não basta criar as leis de inclusão é preciso ações para que ela se efetive. Parabéns pela pesquisa. Abçs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza é muito bom nos informarmos, isso nos acrescenta cada vez mais. Beijos e abraços.

      Excluir
  3. A inclusão dos deficientes é um assunto tão atual e que muitas vezes não é tratado da menira devida. Gostei muito ta sua reportagem, um assunto atual e que é tratado com complexidade. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline, gostei muito da sua reportagem. Conheço um pouco o programa e é um dos melhores meios de se incluir os alunos com deficiência no universo digital, facilitando muitas tarefas de seu dia a dia.

    ResponderExcluir
  5. Oi Aline, adorei seu blog por um acaso outro dia na televisão vi uma matéria sobre esse sistema 123 visual, aonde foi mostrado o criador do sistema que também é cego e oferece gratuitamente para todos, isso é muito bom para os deficientes assim eles não serão excluídos do avanço tecnológico que estamos vivendo. Parabéénss adorei o tema

    ResponderExcluir
  6. Oi Aline:
    A inclusão do deficiente visual à tecnologia é muito importante, pois eleva também sua autoestima.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito das informações. Quero dar ênfase à parte em que os softwares estão sendo programados para a Língua Portuguesa com o intuito de gerar uma interatividades e principalmente uma independência aos usuários. Isso é muito importante.

    ResponderExcluir
  8. Achei muito interessante seu tema Aline, principalmente a parte relacionada aos avanços científicos na área. É preciso que a Educação caminhe junto com esses avanços, integrando novas tecnologias ao ensino,para que a Inclusão seja cada vez mais eficaz.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Na reportagem diz que: "os professores estão procurando vencer esse desafio por meio de formação contínua", há uma grande necessidade de unir professor-tecnologia-inclusão. Sabemos que muitos buscam essa preparação, mas o ideal é que todos os professores estejam atualizados e familiarizados com sistemas tecnológicos de inclusão para que se utilize esses benefícios em prol da melhoria e qualidade da educação!
    Muito legal sua reportagem Aline!

    ResponderExcluir
  10. Excelentereportagem. Nós professores, precisamos estar bem informados e e cohecer softwares como este, para em um caso de necessidade ajudar o aluno e orientá-lo.

    ResponderExcluir